Os voluntários SEMEAR,  são pessoas chave da equipa SEMEAR, trabalhando com nossos com os nossos colaboradores em tempo parcial ou integral para promover nossa missão e aumentar nosso impacto.

 
 

programa de voluntariado

 

Desde 2005, o SEMEAR já envolveu mais de 100 voluntários nos vários projetos.

O Programa SEMEAR, permite a oportunidade única de poder contribuir com suas habilidades técnicas e pessoais para ajudar a mudar a vida de pessoas com deficiências e dificuldade intelectual de desenvolvimento. Experimentam em primeira mão o desafio de combater uma negligência social, ao mesmo tempo que desenvolvem novas competências.   

Apesar de não ser um trabalho remunerado o Programa SEMEAR normalmente cobre custos dos voluntários durante a duração do apoio aos projetos. Estes custos podem incluir despesas diárias relacionadas com alimentação e outros custos relacionados com viagens.


DESCRIÇÃO DO TIPO DE APOIO AO SEMEAR

 

Embora não haja dois projetos exatamente iguais, os papéis típicos dos voluntários que se envolvem é o seguinte:
· Avaliação e identificação de necessidades e oportunidades na cadeia de valor dos projetos SEMEAR;
· Apoio ao desenvolvimento de projetos e criação de negócios sociais e estratégias de financiamento;
· Apoio à implementação de atividades e operações dos Projetos SEMEAR;
· Avaliação do impacto dos projetos SEMEAR;
· Apoio ao desenvolvimento de  materiais de comunicação dos Projetos SEMEAR 

 


SOBRE OS NOSSOS VOLUNTÁRIOS

 

Os voluntários na sua maioria são profissionais comprovados que contribuem com uma experiência válida na cadeia de valor dos Projetos SEMEAR.  Algumas vezes o Programa SEMEAR também acolhe estagiários universitários a desenvolver teses de mestrado a tempo inteiro.

As competências necessárias para poder ser voluntário são as de apoio à estrutura do SEMEAR (contabilidade, gestão, comunicação, marketing) ou associada aos programas SEMEAR (formação e desenvolvimento de competências, empregabilidade e inclusão social e produção e exploração agrícola). 

Tal como os colaboradores do Programa SEMEAR, os voluntários são caracterizados por um alto grau de entusiasmo, flexibilidade e fortes capacidades de comunicação, e com a capacidade em trabalhar confortavelmente em ambientes desconhecidos, às vezes até desafiadores.